A rotina semanal é um instrumento didático necessário tanto pela organização, quanto a validação da garantia de oferta da aprendizagem e conteúdos necessários para cada ano.
Nela é possível observar também se as atividades perpassam pelas modalidades organizativas, distribuídas de maneira coesa:
- Atividades permanentes: aquelas que tem uma periodicidade, como leitura inicial, cantinhos, biblioteca, sala de informática, entre outras;
- Atividades de Sistematização: quando algum conteúdo ainda está defasado e necessita de atividades e trabalhos extras para sistematizar determinado conhecimento;
- Projetos: desenvolvidos em um período pré determinado, com objetivos e produto final;
- Sequências didáticas: atividades para sistematizar um conhecimento específico;
- Atividades ocasionais: que fogem do planejamento, como eventos na escola, passeios, filmes, atividades recreativas, etc.
O fato de planejar-se com antecedência também favorece a antecipação de recursos didáticos materiais e distribuição dos conteúdos de acordo com a grade curricular de cada ano.
Dica:
Antes de iniciar sua rotina semanal, separe o material que você tem, como livros didáticos, projetos, sequências e outros;
Anote sempre que perceber, conteúdos que necessitam de sistematização e atividades ocasionais que talvez a escola tenha preparado.
Faça uma rotina da sua rotina (redundância)
Tenha sempre um dia fixo para planejar a semana seguinte; imprima vários quadros de rotina e coloque as datas, assim, você pode ir antevendo algumas matérias, datas e conteúdos, garantindo tanto a periodicidade como o cumprimento de uma determinada tarefa.
Elabore a rotina de acordo com a grade curricular de cada ano, assim, você consegue se organizar para cumprir o planejado;
Imprima um modelo da sua grade curricular e dias de cada conteúdo para os alunos, é importante que eles também se organizem para cada dia.
Modelo da Rotina em formato Word editável a seguir para download:
Quer mais? Confira: https://atividadesdownload.net/organizacao-da-rotina-semanal/