Antes de nascer, o bebê já escuta sons do ambiente externo e reage a eles com impulsos. O uso de instrumentos musicais faz parte da vida do ser humano desde os primórdios, quando os homens começaram a perceber sons que podiam ser manipulados com diversos materiais que tinham presentes naquela época.
A música é necessária na escola, é complemento, estímulo, é uma linguagem própria que incentiva a criança e expressar sentimentos de maneira espontânea.
Howard Gardner em sua Teoria das Inteligências Múltiplas, define a Inteligência Musical como a habilidade para perceber, apreciar, compor e reproduzir música. Pesquisas em neurociência confirmam que dominar tal habilidade colabora no uso da imaginação, memória e ainda comunicação verbal e corporal.
Explorar a música na infância estimula a percepção das emoções e empatia. E nada mais divertido do que fazer seus próprios instrumentos.
A ideia do DIY (Do it Yourself) ou faça você mesmo, desenvolve habilidades de coordenação motora fina, criatividade e autonomia na criança. E ainda usa materiais muitas vezes reciclados e de fácil acesso. A brincadeira começa logo na execução e não tem fim. É aprender brincando!
Confira 5 ideias para criar instrumentos musicais:
Kazoo
O Kazoo é um instrumento de sopro que adiciona um timbre de zumbido à voz do instrumentista quando se vocaliza no instrumento. O kazoo é um tipo de mirlitão, um dispositivo que modifica o som da voz de uma pessoa através de uma membrana vibratória.
Muito fácil de fazer, você vai precisar de:
- 1 tubo de papelão
- papel manteiga ou sacolinha
- elástico
- fita adesiva
Faça um furo em uma das extremidades do tubo. Tampe este mesmo lado com papel manteiga ou um pedaço de sacolinha plástica e um elástico. Para tocar, basta soprar fazendo sons com aboca.
Ganzá
Ganzá é um instrumento musical de percussão utilizado no samba e outros ritmos brasileiros. O ganzá é classificado como um idiofone executado por agitação. É um tipo de chocalho, geralmente feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia, grãos de cereais ou pequenas contas. O comprimento do tubo pode variar de 15 centímetros até mais de 50 centímetros.
Muito fácil de fazer, você pode usar qualquer material como potinhos, colocar sementes dentro e lacrar com fita, bexiga ou tampas. Confira:
Gaita
A harmônica (português brasileiro) ou harmónica, harmona, gaita de beiços, gaita de boca, ou simplesmente gaita (também conhecida como realejo em algumas partes do Nordeste Brasileiro e em Portugual), é um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres.
Os materiais são bem fáceis:
- 2 palitos de picolé
- 1 palito de dentes (cortar dois pedaços da largura do palito de picolé)
- 1 pedaço de papel cortado com a mesma largura do palito de picolé, no comprimento onde será colado os palitinhos.
- 2 elásticos
Cole nas extremidades de um palito (deixando 1 cm aproximadamente) os dois pedaços de palito de dentes.
por cima coloque (ou cole se preferir) o papel recortado que irá produzir o som.
Sobreponha o outro palito de picolé e prenda os dois elásticos bem firmes nas extremidades.
Pronto! É só soprar para sair o som.
Bongô
Bongô é um instrumento musical do tipo membranofone, composto por dois pequenos tambores unidos entre si.
Para fazer o bongô, podem ser usadas latas de diferentes tipos, iguais ou ainda de tamanhos diferentes para emitir sons diferentes. Para tampar, use bexigas. Recorte o anel da bexiga e estique-a cobrindo a lata. Prenda com elástico. Use baquetas ou as mãos para fazer o som.
Castanholas
A castanhola é um instrumento de percussão criado pelos fenícios há três milênios que foi introduzido nos demais países do Mediterrâneo através do comércio marítimo desenvolvido por esse povo.
Muito fácil, muito mesmo, é só colar duas tampinhas de metal em um pedaço dobrado de papelão que pode ser decorado para ficar tão bonito quanto o som. Lembrando que são duas peças. Uma em cada mão.