Aluno no banheiro é motivo de grande transtorno para o professor. Até que ponto podemos confiar que o aluno quer mesmo ir ao banheiro e não ficar passeando pela escola. Ir ao banheiro é uma necessidade fisiológica, o professor não pode privar o aluno disso. Também há o caso retratado na tirinha, onde o aluno pede pra sair e já tem alguém lá fora. E se o professor deixa sair um, dois, tem que deixar todos (ou não). O que é justo?
Algumas dicas:
Primeiro realize os combinados na sala, deixe as sugestões partir deles para soluções quanto ao banheiro, dê sugestões mas deixe claro que é um combinado, uma regra, que deverá ser respeitada durante o ano.
Uma boa dica do uso do crachá, o aluno não precisa solicitar a ida ao banheiro, apenas observa se o crachá está disponível, vira ele ao contrário e pode sair… desde que a professora não esteja realizando uma leitura, explicação ou outra atividade que não possa sair da sala.
Com os pequenos é mais complicado, eles não entendem ainda muito bem a necessidade do banheiro, mas quando aprendem que ir no banheiro implica andar pela escola, adoram, pedem toda hora, não é mesmo? Porém durante o ano o professor vai conhecendo seu aluno e assim vai ficando mais fácil.
Não se coloque em uma situação constrangedora, como explicar a uma mãe de aluno o motivo do mesmo ter feito suas necessidades na calça porque você não deixou sair. Use a criatividade e cobre a responsabilidade dos alunos quanto aos combinados.
Outro crachá bem simples é meia folha dobrada de um lado verde e do outro vermelho. Pendure em um lugar visível e os alunos quando vão ao banheiro colocam no lado vermelho e quando retornam colocam no lado verde. Isso evita que levem o crachá para o banheiro e manuseiem com as mãos sujas.
10 sugestões de plaquinhas e crachás para o banheiro:
Adorei, sou catequista e adro essas coisas de enfeites, amei <3
Que bom que gostou! Volte sempre… abraços!