Instrumentos musicais: 5 ideias DIY incríveis

Antes de nascer, o bebê  já escuta sons do ambiente externo e reage a eles com impulsos. O uso de instrumentos  musicais faz parte da vida do ser humano desde os primórdios, quando os homens começaram a perceber sons que podiam ser manipulados com diversos materiais que tinham presentes naquela época.

A música é necessária na escola, é complemento, estímulo, é uma linguagem própria que incentiva a criança e expressar sentimentos de maneira espontânea.

Howard Gardner em sua Teoria das Inteligências Múltiplas, define a Inteligência Musical como a habilidade para perceber, apreciar, compor e reproduzir música. Pesquisas em neurociência confirmam que dominar tal habilidade  colabora no uso da imaginação, memória e ainda comunicação verbal e corporal.

Explorar a música na infância estimula a percepção das emoções e empatia. E nada mais divertido do que fazer seus próprios instrumentos.

A ideia do DIY (Do it Yourself) ou faça você mesmo, desenvolve habilidades de coordenação motora fina, criatividade e autonomia na criança. E ainda usa materiais muitas vezes reciclados e de fácil acesso. A brincadeira começa logo na execução e não tem fim. É aprender brincando!

Confira 5 ideias para criar instrumentos musicais:

imagem kazoo atividades download

Kazoo

O Kazoo é um instrumento de sopro que adiciona um timbre de zumbido à voz do instrumentista quando se vocaliza no instrumento. O kazoo é um tipo de mirlitão, um dispositivo que modifica o som da voz de uma pessoa através de uma membrana vibratória.

Muito fácil de fazer, você vai precisar de:

  • 1 tubo de papelão
  • papel manteiga ou sacolinha
  • elástico
  • fita adesiva

Faça um furo em uma das extremidades do tubo. Tampe este mesmo lado com papel manteiga ou um pedaço de sacolinha plástica e um elástico. Para tocar, basta soprar fazendo sons com aboca.

Fonte: www.craftscope.com

Fonte: www.craftscope.com

Fonte: www.craftscope.com

Fonte: www.craftscope.com

Fonte: www.craftscope.com

Fonte: www.craftscope.com

 

ganzá atividadesdownload

Ganzá

Ganzá é um instrumento musical de percussão utilizado no samba e outros ritmos brasileiros. O ganzá é classificado como um idiofone executado por agitação. É um tipo de chocalho, geralmente feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia, grãos de cereais ou pequenas contas. O comprimento do tubo pode variar de 15 centímetros até mais de 50 centímetros.

Muito fácil de fazer, você pode usar qualquer material como potinhos, colocar sementes dentro e lacrar com fita, bexiga ou tampas. Confira:

Ganzá Ganzá1 ganzá3

gaita

Gaita

A harmônica (português brasileiro) ou harmónica, harmona, gaita de beiços, gaita de boca, ou simplesmente gaita (também conhecida como realejo em algumas partes do Nordeste Brasileiro e em Portugual), é um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres.

 Os materiais são bem fáceis:

  • 2 palitos de picolé
  • 1 palito de dentes (cortar dois pedaços da largura do palito de picolé)
  • 1 pedaço de papel cortado com a mesma largura do palito de picolé, no comprimento onde será colado os palitinhos.
  • 2 elásticos

Cole nas extremidades de um palito (deixando 1 cm aproximadamente) os dois pedaços de palito de dentes.

por cima coloque (ou cole se preferir) o papel recortado que irá produzir o som.

Sobreponha o outro palito de picolé e prenda os dois elásticos bem firmes nas extremidades.

Pronto! É só soprar para sair o som.

Encontrado em: http://www.housingaforest.com/popsicle-stick-harmonica/

Encontrado em: http://www.housingaforest.com/popsicle-stick-harmonica/

 

Bongô

Bongô

Bongô é um instrumento musical do tipo membranofone, composto por dois pequenos tambores unidos entre si.

Para fazer o bongô, podem ser usadas latas de diferentes tipos, iguais ou ainda de tamanhos diferentes para emitir sons diferentes. Para tampar, use bexigas. Recorte o anel da bexiga e estique-a cobrindo a lata. Prenda com elástico. Use baquetas ou as mãos para fazer o som.

Criar bongôs

 

castanholas

Castanholas

A castanhola é um instrumento de percussão criado pelos fenícios há três milênios que foi introduzido nos demais países do Mediterrâneo através do comércio marítimo desenvolvido por esse povo.

Muito fácil, muito mesmo, é só colar duas tampinhas de metal em um pedaço dobrado de papelão que pode ser decorado para ficar tão bonito quanto o som. Lembrando que são duas peças. Uma em cada mão.

como fazer castanholas como fazer castanholas1

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *