Diário de bordo

É sempre bom envolver a família no início da construção da escrita. O diário de bordo é uma opção bem legal, possibilita a criança através da imaginação e do faz de conta vir a realizar um relato através da escrita e/ou desenho e em seguida o diálogo, em sala de aula sobre sua experiência.CHAVES1
Objetivos:
·         Iniciar a produção de relato pessoal com a contribuição da família.
Material:
·         Um personagem de Pelúcia ou pano;
·         Um caderno para registro do relato.
Ex: O personagem Chaves é muito interessante, pois todas as crianças o conhecem e sabe que ele não tem família, tornando-se um ótimo motivo para as crianças levá-lo para casa para que ele possa participar das atividades rotineiras da família.
Desenvolvimento:
A criança levará o boneco e o caderno em uma sacola, para casa. No caderno deverá conter as instruções para orientar a família como fazer. É legal também colocar uma lista de acompanhamento de quem já levou o boneco. Poderá ser feito o registro e um desenho em cada folha. A criança poderá ficar com o boneco por um, ou dois dias, a critério do professor. Quando retornar com o boneco é interessante deixar a criança relatar aos outros alunos como foi a experiência na roda de conversa.
Avaliação:
A avaliação será através do acompanhamento do registro no caderno, e na roda de conversa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *