Avaliação na Educação Infantil – Você tem dificuldades em elaborar relatórios?

 

0008540276O-1280x1920 Final de ano é o momento de avaliar os pequenos, descrever tudo que alcançaram, descobriram, onde ainda existem dificuldades bem como avanços. A escola provavelmente cobra documentos, os pais também vão querer algo “palpável”, sejam as atividades do semestre ou um relatório. Então a professora, com uma salinha cheinha de crianças, correndo com toda a burocracia de fim de ano, ainda tem que elaborar tudo isso. Não é fácil. Mas vamos procurar desmistificar a dificuldade nisso tudo e tentar facilitar as coisas.

Dicas para elaboração de relatório formal  

Um relatório mais formal, seja para a escola ou para a professora do ano seguinte, deverá ser qualitativo, de acordo com o desenvolvimento da criança, sem julgamentos, preferencialmente destacando a aprendizagem e o desenvolvimento, para descrever as dificuldades, só se essas forem muitos pertinentes ao trabalho que virá no ano seguinte. Separe em tópicos o que você acha necessário conter no relatório e a partir de cada tópico vá discorrendo sobre a criança.

Exemplo:   Aspecto social A criança compartilha seus brinquedos e materiais, espera sua vez para falar e quando necessita de algo, sabe se expressar e fazer a solicitação.

Aspectos a serem considerados:

  • Físicos
  • Psicológicos
  • Sociais
  • Intelectuais

Aproveite seus conteúdos e planejamento para fazer o relatório. Outro exemplo: a partir do trabalho de um livro (leitura e atividade de coordenação motora fina), pode ser avaliado: interesse pela leitura, verificação do reconto em ordem cronológica, nome dos personagens, recorte, colagem, desenho, etc.

Dicas para elaboração de relatório para os pais   O relatório para os pais deverá ser menos formal, com fácil acesso de palavras de entendimento, mas com cuidado redobrado. Os pais gostam muito que se conte um fato ou dois no relatório que caracterizem e demonstrem a individualidade da criança e sua atenção por ela. Sempre escreva o NOME da criança ao invés de ctrl c  ctrl v e deixar escrito no relatório: criança, aluno, menino. Exemplo: Quanto ao convívio com seus coleguinhas, o Ricardo sempre demonstra carinho e sempre muito prestativo gosta de ajudar e ensinar os outros. Gosta de contar histórias do seu dia a dia, principalmente quando visita a avó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *